Representações culturais da Restinga para tematização do artesanato

Autor: Nunes, Mirelle Barcos; Tonini, Hernanda
Ano: 2011
Instituição: IFRS
Área: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo: Projeto de Extensão
Resumo: O presente projeto objetiva realizar uma investigação de campo, de cunho qualitativo e quantitativo, a fim de identificar símbolos e representações culturais da comunidade do bairro Restinga, na cidade de Porto Alegre. A proposta é pautada em uma demanda da própria comunidade, em especial de um grupo de moradores que atua na produção de artesanato, denominado Fuxicoterapia. A pesquisa tem dois momentos: o primeiro é a realização de oficinas de identificação destas representações, com participação e protagonismo dos alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo, que possuem um olhar turístico desenvolvido a respeito do bairro. O segundo momento constitui-se da análise dos resultados das oficinas, da elaboração de um instrumento de coleta de opinião e o trabalho de campo no bairro para coleta de dados, ou seja, a opinião dos moradores para consolidação dos resultados finais do projeto. A conclusão será disponibilizada ao grupo Fuxicoterapia e demais artesãos interessados em tematizar sua arte com a cara da Restinga . Entendemos que desenvolver formas para mexer com o imaginário de cada um, no interesse de formar um imaginário coletivo, é uma maneira de integrar comunidade escolar e comunidade do bairro, na apresentação de aspectos positivos deste território. Se a mídia dominante de Porto Alegre, historicamente, construiu um imaginário deste bairro vinculado à violência, é fundamental fazer uma releitura, verificando transformações que ocorreram na Restinga e que aos poucos vão alterando a visão quanto às características pejorativas, fortalecendo a identidade cultural e as construções coletivas positivas deste local. A Restinga tem seu histórico de formação de território caracterizada pela exclusão e falta de oportunidades. No entanto, possui traços culturais fortes, representados por diferentes formas de expressão. Uma destas formas de expressão é o artesanato. Segundo o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (2011), o artesanato é uma produção manual, realizada.