Projeto físico e lógico da rede de dados do IFRS – Câmpus Restinga

Instituição: IFRS
Área: Ciências Exatas e da Terra
Tipo: Projeto de Pesquisa
Resumo: Este projeto tem por objetivo pesquisar, entender e aplicar tecnologias atuais para o projeto físico e lógico da rede de dados do Campus Restinga. Para tal, será necessário pesquisar padrões de transmissão de dados por cabo e sem fio, além de protocolos de endereçamento, transmissão, roteamento e gerência. Devido ao uso da rede de dados por centenas de usuários simultaneamente (alunos, professores e visitantes) é de vital importância pesquisar mecanismos de controle e de segurança para separar e restringir o acesso a determinados serviços e segmentos da rede. Portanto, serão realizados o estudo e o planejamento de tecnologias de Firewalls, Sistemas de Detecção de Intrusão (Intrusion Detection Systems) e VPNs (Virtual Private Networks). Como resultado espera-se obter um planejamento da rede de dados adequado às necessidades previstas para o Campus Restinga, além de antever serviços básicos para a operação, controle e manutenção da mesma. Para tal, o projeto contará com o auxílio do Técnico Administrativo (TA) responsável pela Infraestrutura de TI do Campus Restinga, dois professores da área de Redes de Computadores, um aluno de Iniciação Científica, além da consulta de diretores, professores e demais funcionários para dimensionar os requisitos/necessidades previstas para a rede de dados.