O pré-vestibular popular esperança popular da Restinga: Formação humana de estudantes universitários

FICHA DESCRITIVA DO DOCUMENTO

AUTOR: Maria Edvânia da Silva Martins

TIPO: Dissertação

DATA DE PUBLICAÇÃO: 2018

INSTITUIÇÃO OU PROJETO RESPONSÁVEL:  UFRGS

DESCRIÇÃO BREVE / RESUMO DO DOCUMENTO:

A presente pesquisa disserta sobre a relação da universidade com a comunidade que se manifesta através da experiência do Pré-Vestibular Popular Esperança Popular da Restinga (PVPEPR) na formação humana dos professores-alunos envolvidos neste projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, que acontece num bairro da periferia da capital, Porto Alegre. O estudo sobre o tema é construído inicialmente identificando o conceito de universidade e sua busca por uma reforma emancipatória no Brasil, investigando e levantando questões sobre a proteção social e a democratização desenvolvida no país e os primeiros impactos da Política de Inclusão do Ensino Superior. O principal tema estudado é a universidade e a formação humana. A ação de extensão e o compromisso da universidade com a sociedade/comunidade. Para tanto, se faz necessário falar também sobre o processo de ingresso no ensino superior, o vestibular e os cursinhos preparatórios populares que surgiram com o Programa Conexões de Saberes.

CONTATO: lume@ufrgs.br

PALAVRAS CHAVE: Narrativa oral, Oralidade, Escrita.

ARQUIVO DE ACESSO  GRATUITO;

(x) SIM   ( ) NÃO