Resumo: O presente artigo apresenta os avanços de uma pesquisa em andamento, na temática da educação e turismo, na perspectiva da EJA – Educação de Jovens e Adultos. Será apresentada a análise dos resultados parciais referentes à investigação das experiências turísticas vivenciadas por egressos do ensino fundamental na EJA, sendo o lócus de pesquisa o bairro Restinga, na cidade de Porto Alegre. Metodologicamente, trata-se de pesquisa quali-quantitativa, com revisão de literatura sobre o tema, aplicação de questionários e análise de conteúdo. A partir de uma abordagem sobre do turismo como fenômeno sociocultural e sua relação com a educação, são apresentados os conceitos que norteiam a pesquisa. A partir disso, é demonstrada a relevância do turismo e da cultura na EJA. Para uma leitura contextualizada, é apresentado o histórico da Restinga e dados da EJA nesse bairro. Por fim, apresenta-se o resultado parcial da pesquisa e a análise de dados, com base nos objetivos e políticas da EJA em âmbito nacional. Entendemos que o turismo possibilita a reconstrução do olhar do viajante, constituindo parte da sua formação cidadã. Assim, esse trabalho tem por objetivo incentivar o uso das vivências turísticas como facilitadoras no processo de construção do conhecimento. |