O documentário como projeto pedagógico problematizador de temáticas sociais na escola pública

AUTOR:
Jualiana Battisti

COAUTORAS: Andreza Castro Duarte, Luísa de Vargas Fellin, Giovana Hister Cardoso

TIPO:  Educação Profissional Técnica de Nível Médio

DATA DE PUBLICAÇÃO: 07/10/2020

INSTITUIÇÃO OU PROJETO RESPONSÁVEL:  IFRS CAMPUS RESTINGA

DESCRIÇÃO BREVE / RESUMO DO DOCUMENTO:

A aula de Língua Portuguesa é um espaço de reflexão sobre as relações entre língua e vida a partir de práticas sociais. O trabalho com os multiletramentos, conforme Rojo (2012), possibilita a interação com diferentes tipos de textos, orais e escritos, abrindo a possibilidade de nos tornarmos cada vez mais proficientes e confiantes em diversas interações. Em 2019, nosso grupo do primeiro ano do Ensino Médio Integrado ao Lazer foi finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa na categoria documentário. Neste trabalho, analisamos essa experiência a partir de um olhar investigativo. Definimos nossa pesquisa como qualitativa exploratória e usamos procedimentos da pesquisa documental e de estudo de caso (GIL, 2008). Elencamos quatro categorias principais de análise: trabalho com os multiletramentos, aprofundamento dos temas sociais do cotidiano, construção coletiva e ampliação dos espaços sociais de atuação. Entramos em contato com diferentes tipos de textos, ampliando nosso repertório de gêneros do discurso, diferenciando, assim, essa prática das aulas tradicionais. Abordamos a temática central “o lugar onde vivo”, problematizando o interesse e a permanência dos meninos em cursos da área de exatas e das meninas em um curso relacionado ao cuidado, a partir da realidade em que vivenciamos, onde, na Eletrônica e Informática, é predominante o número de alunos homens, já no curso de Lazer predomina a presença feminina. A construção coletiva possibilitou a experiência prática e a necessidade de organização em relação às habilidades e interesses de cada integrante do grupo. Por fim, ampliamos os espaços sociais de atuação, pois passamos por diversas etapas, onde participamos de formações com profissionais referência na área do audiovisual e pudemos interagir com jovens que tiveram experiências parecidas. Como perspectivas futuras, pretendemos oferecer oficinas de formação do gênero documentário para instigar a problematização de questões relacionadas à vida das mulheres e seu papel na sociedade.

CONTATO:  juliana.battisti@restinga.ifrs.edu.br

PALAVRAS CHAVE: Pesquisa qualitativa exploratória, formação de gênero, multiletramentos, temas sociais.

ARQUIVO DE ACESSO  GRATUITO;

(x) SIM   ( ) NÃO