Lions, enfermagem e comunidade na busca pela qualidade de vida

Autor: Vanzin, Arlete Spencer; Lorenzi, Paula Del Corona; Zanoto, Fernanda
Ano: 2004
Área: Ciências da Saúde
Resumo: Fundamentação:Este trabalho consiste no relato da realização de um macroevento de saúde, em Porto Alegre, voltado à comunidade do Bairro Restinga. O evento ocorreu durante o dia 23 de maio de 2004, em parceria com a Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Lions Clube Porto Alegre – Redenção. As atividades realizadas abrangeram a diferentes faixas etárias. Segundo Neri e Vanzin a realização de macrocampanhas em saúde permite a detecção precoce de doenças crônica- degenerativas e educação para a saúde a um grande número de pessoas em um curto período de tempo.Objetivos:Nossos objetivos foram promover a saúde através da detecção precoce de hipertensão arterial sistêmica, diabete mellitus, dislipidemia e obesidade; realizar a Consulta de Enfermagem, destacando sua importância na atenção primária em saúde; realizar atividades de educação para saúde, através de grupo voltado à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e traçar perfil epidemiológico e social da comunidade assistida. Causistica:Utilizou-se a metodologia de instrumento estruturado, com perguntas abertas e fechadas, caracterizando um estudo retrospectivo, analítico e descritivo decorrentes da aplicação do histórico de Enfermagem.Resultados:A análise de dados foi baseada em cento e dez registros, onde encontrou-se predominância de raça branca (76%) e faixa etária entre 36 e 60 anos (41%). Quanto a detecção precoce de doenças crônica-degenerativas a população apresentou-se com 33% de hipertensão arterial sistêmica e 4% com hiperglicemia. Em relação ao índice de massa corpórea, observou-se 22% dos clientes com obesidade e 33% com sobrepeso.Conclusões:Consideramos que a realização das ações de Enfermagem possibilitou-nos a detecção precoce das principais doenças crônico-degenerativas. A educação para a saúde foi possível através da Consulta de Enfermagem e de grupo de orientação para o auto cuidado. Constatou-se a carência da população em atenção primária à saúde. Ao nosso parecer é urgente a reflexão sobre a quantidade e qualidade de profissionais enfermeiros no sistema de saúde vigente, por ser um profissional preparado para atender a clientela a partir do cuidado humanizado e com estratégias criativas de resolutividade.