O método do estudo de caso no ensino de ciências: em busca de alternativas

Autor: Fonseca, Carlos Ventura

Ano: 2015-Atual

Instituição: IFRS

Tipo: Projeto de Pesquisa

Resumo: Uma das alternativas que vem sendo muito utilizada, em diferentes níveis educacionais, é o método do estudo de caso (EC), que é uma variante do modelo de aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning ? PBL), originário da Universidade de McMaster, no Canadá, no final da década de 1960. O método referido se difundiu por diversos países, tendo o intuito de colocar o aluno em contato com problemas reais, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento crítico (SÁ; QUEIROZ, 2010). A partir disso, definimos os seguintes objetivos: 1- Estabelecer conexões, espaços de trabalho/reunião/diálogo, entre professores diferentes áreas de conhecimento, atuantes no Câmpus Restinga, para a produção de casos voltada ao ensino de Ciências; 3- Analisar os casos já produzidos pela comunidade de pesquisadores em Educação em Ciências; 2- Utilizar os materiais em sala de aula, avaliando sua aplicabilidade, com base nos registros dos diários de campo dos professores; 3- Evidenciar os referenciais teóricos educacionais que embasam a construção dos casos, decorrentes de sua formação e vivência; 4- Analisar o contexto e as dificuldades do trabalho interdisciplinar.