Utilização de ferramentas de Geoprocessamento para análise da acessibilidade a escolas de ensino infantil em áreas de expansão urbana

Autor: Verran, Pedro Godinho
Ano: 2014
Instituição: PUCRS
Resumo: O Geoprocessamento é uma área do conhecimento de grande utilidade para o planejamento de políticas públicas, visto que possibilita inferir, de forma rápida e eficiente, as áreas que necessitam com maior ou menor grau de urgência de determinados tipos de serviços públicos. Nesse sentido, o objetivo geral dessa pesquisa é analisar a acessibilidade aos equipamentos públicos de ensino infantil em áreas de expansão urbana, através do uso de ferramentas de Geoprocessamento. A área de estudo selecionada foi a Bacia Hidrográfica do Arroio do Salso, localizada na zona sul do município de Porto Alegre, caracterizada pela diversidade de paisagens, naturais e antrópicas, e por se constituir, atualmente, em um dos principais vetores de expansão urbana da capital gaúcha. Ao se trabalhar com unidades de bacia hidrográfica, é comum se deparar com um problema de incompatibilidade de dados espaciais, visto que as agências públicas de pesquisa trabalham com territórios político-administrativos que geralmente não são compatíveis com variáveis físico-territoriais, necessárias para a delimitação de bacias. Dessa forma, a presente pesquisa utilizou técnicas de Geoprocessamento, através do software Arc Gis 10.1, para realizar a desagregação espacial dos dados do Censo do IBGE, em escala cartográfica maior do que a do setor censitário. Primeiramente, foi realizada a análise espaço-temporal da área de estudo, o que possibilitou estimar o seu grau de urbanização, no período de 2002 a 2013. Após, foi feita a intersecção entre os setores censitários inseridos na bacia e o polígono de área urbanizada gerado anteriormente. Assim, obteve-se um mapa dasimétrico da área de estudo, o qual possibilitou estimar a distribuição das áreas efetivamente ocupadas com crianças em idade de 0 a 5 anos. Paralelamente, foi realizado o levantamento das coordenadas geográficas dos equipamentos públicos de ensino infantil para então se gerar o raio de abrangência dessas instituições. Para isso, foi utilizada a metodologia de Brau, Merce e Tarrago (1980), a qual sintetiza os raios de abrangência dos equipamentos de ensino infantil, possibilitando inferir níveis de acessibilidade a esses equipamentos, com relação à população residente dentro de níveis qualitativos de acessibilidade. Conclui-se que na Bacia do Arroio do Salso ocorre elevada centralização e acessibilidade qualificada dos equipamentos de ensino infantil na Restinga, o bairro mais densamente povoado. Por outro lado, as demais áreas da bacia apresentam uma forte carência desses equipamentos, sendo possível identificar-se regiões de elevada concentração de crianças de 0 a 5 anos muito distantes do equipamento de ensino infantil mais próximo, principalmente nos bairros Belém Velho e na localidade de Aberta dos Morros.