Autor: Almeida, Marilis Lemos de
Instituição: UFRGS
Área: Ciências Humanas
Tipo: Projeto de Extensão
Resumo: Este projeto visa contribuir para a construção de uma universidade mais plural e democrática por meio da incorporação da diversidade e da diferença (social, racial, econômica e territorial), em prol de uma formação no ensino superior, cientificamente competente e socialmente responsável, fortalecendo a continuidade da trajetória acadêmica de jovens oriundos de comunidades populares, sendo um efetivo instrumento de transformação social, ao fortalecer o protagonismo estudantil, promover a permanência dos alunos, a redução da evasão e da retenção e a melhoria da qualidade da formação de graduação. Neste sentido se propõe a proporcionar aos alunos de origem popular condições para sua inserção e atuação de forma crítica e qualificada nos espaços sociais constituídos pela Universidade e pelas comunidades populares, por meio da oferta de formação teórica e metodológica para a atuação como extensionistas e pesquisadores, reforçando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e estimulando sua autonomia intelectual e protagonismo. Os objetivos deste projeto são: I. Proporcionar aos alunos de origem popular formação teórica na área de direitos humanos, metodológica (construção de projetos, elaboração e gestão de projetos, sistemas de avaliação) e política (ações afirmativas) para favorecer a permanência do mesmo na universidade, para consolidar sua trajetória universitária e para garantir que a sua atuação em diferentes espaços sociais se dê de forma crítica e qualificada. II. Desenvolver ações articuladas de extensão-ensino-pesquisa, garantindo que os alunos vivenciem de forma integrada as diferentes práticas, que constituem a base da Universidade. III. Ampliar a relação entre comunidade e universidade em uma perspectiva de troca de saberes e de construção participativa de iniciativas conjuntas, por meio de ações de extensão a serem desenvolvidos com as comunidades selecionadas (Jardim Universitário e Restinga) sobre te.
articulando ensino, pesquisa Universidade e Comunidades Populares: articulando ensino, pesquisa e extensão no Jardim Universitário (Viamão/RS)