Um projeto de multiplicidade entre pesquisa, extensão, universidade e comunidade:vivenciando a cultura no bairro Restinga

Autor: Zaniol, Elisângela; Dal Molin, Fábio; Andreoli, Giovani
Ano: 2007
Instituição: UFRGS
Área: Ciências Humanas
Tipo: Artigo de periódico
Resumo: A proposta deste estudo é analisar os processos de construção de um campo de abertura institucional e de integração do ensino, pesquisa e extensão, a partir de uma posição heterogênea de intercessores e pesquisadores em um projeto de extensão desenvolvido entre a universidade e oficineiros do bairro Restinga em Porto Alegre. São observados movimentos sistêmicos entre: Ensino/Pesquisa/ Extensão,Universidade/Comunidade, Sociologia/Comunicação/Psicologia Social, Juventude/Vulnerabilidade Social, Escola/Violência. A partir da pesquisa-intervenção produziu-se uma análise das possibilidades e conflitos nas atividades do projeto, no estabelecimento de câmbios estruturais entre seus elementos, auxiliando na sua manutenção como sistema pela produção de si mesmo.