Quando as identidades enunciam cotidianos: narrativas reflexivas na periferia

Autor: Pinheiro, Leandro Rogério
Ano: 2013-Atual
Tipo: Projeto de Pesquisa
Resumo: Amparado em resultados produzidos em pesquisa em curso sob fomento de ARD FAPERGS 2011, este projeto comporta o diálogo com jovens e adultos moradores de bairro de periferia de Porto Alegre, atuantes em movimentos sociais de diferentes espectros político-culturais e vinculados a escolas públicas. Propõe-se, mais especificamente, a compreender como os sujeitos constroem seus processos de identização, destacando as tomadas de posição produzidas no cotidiano de bairros de periferia, desde as redes de pertencimento e sociabilidade do lugar. Para tanto as elaborações de Alberto Melucci, José Machado Pais, José de Souza Martins e Paul Ricouer são os principais aportes teórico-metodológicos utilizados. Delimitada a comunidade dos bairros Bom Jesus e Restinga como universo da pesquisa, e ?caso particular do possível? conforme os dados já coletados, a investigação fará uso da imersão etnográfica e da produção de narrativas diversas (em entrevistas, produções fotográficas, elaboração de vídeos). Assim, procuraremos analisar e dar visibilidade aos saberes e tomadas de posição produzidos nas práticas cotidianas daquela localidade, extrapolando os vínculos constituídos pelos sujeitos nos espaços escolares e de mobilização política. Dessa forma, pretendemos problematizar a cotidianidade como lugar de produção da vida social, em suas contradições e potencialidades, e consolidar um conjunto de atividades reflexivas (de caráter educativo e cultural-artístico) acerca do que fazem e do lugar onde vivem as pessoas com quem dialogaremos.
Quando as identidades enunciam cotidianos: narrativas reflexivas na periferia