MOOVICK: Uma aplicação web de estudos em tempos pandêmicos.

AUTOR:
Juliana Battisti

TIPO:  Educação Profissional Técnica de Nível Médio

DATA DE PUBLICAÇÃO: 30/ 08/ 2020

INSTITUIÇÃO OU PROJETO RESPONSÁVEL:  IFRS CAMPUS RESTINGA

DESCRIÇÃO BREVE / RESUMO DO DOCUMENTO:

Segundo o 26º Artigo da Declaração Universal de Direitos Humanos, toda a pessoa tem direito à educação. Isso inclui oportunidades iguais de preparação para exames que abrangem a área acadêmica, como vestibulares. No atual cenário pandêmico, porém, isso se tornou algo difícil tendo em vista o afastamento da escola e dos professores que auxiliavam em grande parte dessa preparação. Os problemas são maiores se considerarmos que em um questionário recente efetuado pelo Grupo de Trabalho (GT) de Recuperação do Calendário Acadêmico do IFRS, constatou-se que cerca de um quarto dos estudantes (24,5%) acessa à internet apenas pelo celular, dispositivo não adequado para estudos. O objetivo do nosso trabalho consiste na criação e implementação do Moovick, uma plataforma web que integra o projeto preparatório para o ENEM e Vestibular da UFRGS desenvolvido por professores do IFRS – Campus Restinga aos alunos em tempos em que aulas presenciais são impraticáveis. De acordo com Gil (2008), nossa pesquisa é qualitativa de caráter descritivo e utiliza os procedimentos de estudo de caso. A partir do dado sobre a utilização do celular, o Moovick foi pensado para ser acessado por diferentes tipos de dispositivo, adequando a disposição do layout para variados tamanhos de tela. Além disso, qualquer pessoa pode acessar gratuitamente e estudar a partir dos materiais que os professores do IFRS da Restinga postam toda a semana na plataforma. Como forma de organizar a progressão dos estudos, categorias personalizáveis pelos professores são utilizadas para rotular os materiais, que, por padrão, já são divididos por semana de publicação. Estamos em fase de acompanhamento da implementação da plataforma e, como futuras pesquisas, faremos questionários com os usuários para saber sobre o processo de utilização do Moovick.

CONTATO: juliana.battisti@restinga.ifrs.edu.br

PALAVRAS CHAVE: MOOVICK, Educação, IFRS, ENEM, Campus Restinga, Vestibular UFRGS.

ARQUIVO DE ACESSO  GRATUITO;

(x) SIM   ( ) NÃO