Estratégias pedagógicas em oficinas com jovens da Restinga

Autor: Maraschin, Cleci
Ano: 2003 – 2005
Tipo: Projeto de Pesquisa
Resumo: O presente projeto de pesquisa insere-se na perpsectiva das políticas públicas e sociais que visam a criação de espaços coletivos de aprendizagem e inserção cultural para jovens em situação de vulnerabilidade social. Atividades sócio-educativas comunitárias têm se revelado importantes formas de reinscrição escolar de jovens evadidos dos sistemas formais de educação. A pesquisa está sendo desenvolvida tendo como contexto empírico o Programa de Extensão “Formação de educadores sociais” que conta com ações desenvolvidas em parceria com professores e alunos do Instituto de Psicologia e educadores populares de diferentes organizações comunitárias e movimentos sociais existentes no Bairro Restinga. O objetivo da pesquisa consiste em identificar e analisar as estratégias educativas postas em ação na preparação, realização e avaliação de oficinas desenvolvidas pelos educadores sociais para jovens da comunidade. Interessa distinguir tanto as modalidades didáticas quanto as relacionais estabelecidas nos diferentes momentos da coleta de dados, tais como a proposição de atividades, os modos de convivência estabelecidos, as informações escolhidas, a metodologia de intervenção proposta e efetivadas.