Ensino-pesquisa em geografia para geração de ambiência

Autor: Veiga, Amarildo Augusto; Lindau, Heloísa Gaudie Ley; Aigner, Henrique de Oliveira
Ano: 2004
Resumo: Este projeto pretende relacionar os dados e mapas gerados na pesquisa “Impactos Ambientais Decorrentes da Urbanização do Bairro Restinga/POA/RS”. Com a comunidade no intuito de demonstrar a articulação acadêmica com práticas de educação ambiental a serem implementadas no cotidiano escolar. O conceito articulador “ambiências”, remete a idéia de um espaço condicionador e condicionado por relações subjetivas, por isso, o lugar torna-se referência das mesmas, e conflitos sociais, gerados a partir da coexistência de elementos físicos e sociais. Entende-se que a pesquisa deve estar vinculada ao ensino, principalmente na geografia, onde o espaço está em constante transformação, e, dessa forma o professor deve estar atento a essas mudanças no intuito da construção do entendimento por parte do educando dos conflitos gerados localmente e globalmente. Os procedimentos metodológicos são: trabalhos de campo junto a ecossistemas importantes do bairro, levantamento bibliográfico, construir uma ecoteca, construção de temas geradores, elaboração de um jornal eletrônico, atividades de educação ambiental em escolas do bairro, busca-se aplicar atividades de educação ambiental no intuito de levar à comunidade os resultados da pesquisa, para que esta esteja ao alcance dos alunos que moram no bairro, que (con)vivem ali, e formar sujeitos ecológicos – interpretes ambientais- transformadores da realidade local. (BIC/Fapergs-ULBRA). (Fapergs).