Em busca de soluções acessíveis para a comunidade da Restinga, Porto Alegre, RS

Instituição: IFRS
Área: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo: Capítulo de livro
Resumo: A proposta deste capítulo é apresentar os projetos que estão sendo realizados no IFRS – Câmpus Restinga, cujos objetivos envolvem a busca de soluções que permitam às pessoas com deficiência – que frequentam as instituições parceiras – facilitar seu dia-a-dia através da comunicação e uso de tecnologias assistivas. Dentre os projetos realizados, serão detalhados o projeto Sopa Digital, de tecnologias assistivas para alunos de escolas especiais e desenvolvimento de jogos virtuais com o kinect, e eventos sobre a temática e atividades de turismo pedagógico acessível. Os projetos ocorreram em conjunto com a Casa da Sopa (entidade beneficente), a Escola Especial Tristão Sucupira Viana (rede municipal) e o Conselho Tutelar da Restinga. Para cada projeto foi utilizada uma metodologia específica; no entanto, a conclusão a que remetem converge para um ponto único: tanto a participação em atividades de aprendizado formal quanto a não formal permitem que estes indivíduos sejam protagonistas neste processo, contribuindo com seu crescimento enquanto cidadão.