Efeitos de diferentes programas educacionais sobre fatores de risco para doenças cardiovasculares em alunos de cursos técnicos

Efeitos de diferentes programas educacionais sobre fatores de risco para doenças cardiovasculares em alunos de cursos técnicos
Autor: Stocchero, Cíntia Mussi Alvim
Ano: 2010
Instituição: IFRS
Área: Ciências da Saúde
Tipo: Projeto de Pesquisa
Resumo: Os fatores de risco para o aparecimento de doenças cardiovasculares são divididos em modificáveis onde se encaixam os nutricionais, estilo de vida e sedentarismo e os não modificáveis como sexo, idade e hereditariedade. Neste contexto, existem programas de promoção de saúde abordando a atividade física e a dieta como aspectos fundamentais para impedir a ação dos fatores de riscos primários. Tradicionalmente, as intervenções voltadas à redução do sedentarismo envolvem campanhas publicas, bem como a oferta de grupos de exercício e/ ou palestras. Poucos dados existem na literatura sobre o efeito de um programa educacional usando ferramentas tecnológicas de EAD voltado para a redução do sedentarismo e implantação de um estilo de vida mais ativo. Por estas razoes o objetivo do presente estudo é comparar o efeito de três programas educacionais: auto-instrucional (EAD), palestras e exercício sobre os fatores de risco para doenças cardiovasculares em 90 alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Câmpus Restinga).

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