Efeitos de diferentes programas educacionais sobre fatores de risco para doenças cardiovasculares em alunos de cursos técnicos

Autor: Stocchero, Cíntia Mussi Alvim
Ano: 2010
Instituição: IFRS
Área: Ciências da Saúde
Tipo: Projeto de Pesquisa
Resumo: Os fatores de risco para o aparecimento de doenças cardiovasculares são divididos em modificáveis onde se encaixam os nutricionais, estilo de vida e sedentarismo e os não modificáveis como sexo, idade e hereditariedade. Neste contexto, existem programas de promoção de saúde abordando a atividade física e a dieta como aspectos fundamentais para impedir a ação dos fatores de riscos primários. Tradicionalmente, as intervenções voltadas à redução do sedentarismo envolvem campanhas publicas, bem como a oferta de grupos de exercício e/ ou palestras. Poucos dados existem na literatura sobre o efeito de um programa educacional usando ferramentas tecnológicas de EAD voltado para a redução do sedentarismo e implantação de um estilo de vida mais ativo. Por estas razoes o objetivo do presente estudo é comparar o efeito de três programas educacionais: auto-instrucional (EAD), palestras e exercício sobre os fatores de risco para doenças cardiovasculares em 90 alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Câmpus Restinga).