Educação e Turismo: políticas públicas e formação de cidadãos no bairro Restinga (Porto Alegre-RS)

Autor: Nunes, Mirelle Barcos; Tonini, Hernanda
Ano: 2012
Instituição: Unisul
Área: Interdisciplinar
Tipo: Capítulo de livro
Resumo: A educação possui um papel fundamental na formação de pessoas capazes de buscar seu espaço na sociedade, contribuindo ativamente para o desenvolvimento das regiões. Partindo desse pressuposto, o presente artigo objetiva identificar a importância de políticas públicas para educação, focando o trabalho do IFRS – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Restinga, em Porto Alegre. Trata-se de um bairro onde a comunidade vivencia o processo de exclusão e suas consequências – tráfico, violência, falta de oportunidades, etc. Esta questão é constantemente discutida e divulgada na mídia em geral. A bibliografia foi recurso utilizado para o aporte teórico, bem como para construção da história do bairro, mediante livros editados a partir da técnica de história oral. Foram aplicados questionários aos alunos do curso de Guia de Turismo, cujos resultados foram analisados quanti e qualitativamente. Dentre os resultados, o curso é visto como oportunidade de ensino e valorização da região, elementos que possibilitarão melhores condições profissionais e de vida aos beneficiados.