Do topo aos horizontes possíveis : ação artística e aprendizagem inventiva no ensino de teatro

Autor: Gonçalves, Mateus
Ano: 2009
Instituição: UFRGS
Área: Linguística, Letras e Artes
Tipo: Dissertação
Resumo: Esta dissertação é uma viagem até o projeto social Vila Restinga Olímpica, na zona sul da capital gaúcha, onde por três anos e meio trabalhei como coordenador da área de Arte e desenvolvi atividades que foram transformadoras de minha relação com o ensino de teatro. Parto de experiências anteriores como professor de teatro no grupo Teatro Geração Bugiganga (TGB) e em escolas do município de Esteio na região metropolitana de Porto Alegre, em que aspectos do Teatro do Oprimido (TO) de Augusto Boal e da Pedagogia do Oprimido (PO) de Paulo Freire estiveram presentes. Busco relacionar o pensamento destes autores com os conceitos de ação artística e aprendizagem inventiva, trazidos por Teixeira Coelho e Virgínia Kastrup, respectivamente, e entender como os participantes deste projeto social realizaram suas aprendizagens teatrais. Ao ativar minhas memórias como professor de teatro, aliadas a entrevistas com participantes das oficinas de teatro do projeto social e a arquivos recolhidos junto ao mesmo projeto, mostro como as ações artísticas são importantes no ensino de teatro e como a perspectiva de aprendizagem inventiva faz toda diferença quando se trabalha com arte na educação. Esta é a jornada que vai do TOPO aos horizontes que se tornaram possíveis com este estudo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *