As possibilidades do contrato pedagógico em sala de aula: Estudo em uma escola da periferia de Porto Alegre

FICHA DESCRITIVA DO DOCUMENTO 

AUTOR: Claudia Garcia

TIPO: Dissertação

DATA DE PUBLICAÇÃO: 2005

INSTITUIÇÃO OU PROJETO RESPONSÁVEL:  UFRGS

DESCRIÇÃO BREVE / RESUMO DO DOCUMENTO:

O presente estudo tem por objetivo discutir as possibilidades das relações contratuais entre professores e alunos da periferia urbana, a partir do diálogo entre as experiências da autora e de uma investigação de caráter etnográfico realizada em uma escola municipal de Porto Alegre, a escola Restinga. A temática deste trabalho se direciona para o contrato pedagógico, entendido como pacto entre professores e alunos visando à “mobilização para o saber”, conceito do pesquisador Bernard Charlot (2000). Através de diferentes dimensões do convívio institucional em sala de aula e na escola, funda-se o estabelecimento de regras, expectativas, permissões e sanções que envolvem não só as normas disciplinares, como também, as práticas pedagógicas. A relação com o saber dos alunos foi considerada abordando alguns aspectos de sua experiência extra-escolar, como a vida no bairro e sua opinião sobre a escola.

CONTATO: lume@ufrgs.br

PALAVRAS CHAVE: Contrato social, Ensino por ciclos, Periferia urbana.

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FONTE:http://hdl.handle.net/10183/17716                      

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DATA DE AQUISIÇÃO PELO OBSERVATÓRIO: 2019

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