FICHA DESCRITIVA DO DOCUMENTO
AUTOR: Claudia Garcia
TIPO: Dissertação
DATA DE PUBLICAÇÃO: 2005
INSTITUIÇÃO OU PROJETO RESPONSÁVEL: UFRGS
DESCRIÇÃO BREVE / RESUMO DO DOCUMENTO:
O presente estudo tem por objetivo discutir as possibilidades das relações contratuais entre professores e alunos da periferia urbana, a partir do diálogo entre as experiências da autora e de uma investigação de caráter etnográfico realizada em uma escola municipal de Porto Alegre, a escola Restinga. A temática deste trabalho se direciona para o contrato pedagógico, entendido como pacto entre professores e alunos visando à “mobilização para o saber”, conceito do pesquisador Bernard Charlot (2000). Através de diferentes dimensões do convívio institucional em sala de aula e na escola, funda-se o estabelecimento de regras, expectativas, permissões e sanções que envolvem não só as normas disciplinares, como também, as práticas pedagógicas. A relação com o saber dos alunos foi considerada abordando alguns aspectos de sua experiência extra-escolar, como a vida no bairro e sua opinião sobre a escola.
CONTATO: lume@ufrgs.br
PALAVRAS CHAVE: Contrato social, Ensino por ciclos, Periferia urbana.
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FONTE:http://hdl.handle.net/10183/17716
AUTORIZAÇÃO DE IMAGENS E DE USO;
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CESSÃO DE DIREITOS DE USO;
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REGISTRO DE DOAÇÃO DE ENTREVISTA;
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