Análises e reflexões sobre o uso da resolução de problemas como alternativa metodológica para o ensino de química no ensino técnico

FICHA DESCRITIVA DO DOCUMENTO 

AUTOR: Rildo Goulart Peres

TIPO: Trabalho de conclusão de graduação

DATA DE PUBLICAÇÃO: 2015

INSTITUIÇÃO OU PROJETO RESPONSÁVEL:  UFRGS

DESCRIÇÃO BREVE / RESUMO DO DOCUMENTO:

Este trabalho relata as reflexões e análises de um professor em formação na utilização da metodologia didática denominada Resolução de Problemas em duas turmas de Ensino Técnico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Restinga. A opção pela Resolução de Problemas relacionou-se à ampliação das estratégias metodológicas do professor em formação. Para implementação da experimentação didática foi adotada a sequência adaptada de Goi e Santos que consiste na utilização de questionário do perfil do aluno, na elaboração do problema, aula introdutória ao tema a ser abordado, apresentação do problema aos alunos, socialização das soluções escolhidas pelos grupos de alunos, aula de consolidação dos conhecimentos referentes ao tema abordado e uso do questionário tipo Likert. Na implementação foram coletados os dados para realização das análises qualitativas e quantitativas.

CONTATO: lume@ufrgs.br

PALAVRAS CHAVE: Ensino de química, Prática docente, Resolução de problemas.

ARQUIVO DE ACESSO  GRATUITO;                                                     

(x) SIM   ( ) NÃO

FONTE:http://hdl.handle.net/10183/139065                     

AUTORIZAÇÃO DE IMAGENS E DE USO;

(x)Acesso Gratuito/ Internet    ( ) Doc. Impresso  ( ) Doc. Online

CESSÃO DE DIREITOS DE USO;

(x) Acesso Gratuito/ internet ( ) Doc. Impresso ( ) Doc. Online

REGISTRO DE DOAÇÃO DE ENTREVISTA;

(x) Acesso Gratuito/ internet  ( ) Doc. Impresso ( ) Doc. Online

DATA DE AQUISIÇÃO PELO OBSERVATÓRIO: 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *