Análise do uso de aplicativos para o planejamento de viagens práticas no curso Técnico em Guia de Turismo no IFRS Restinga

Autor: Abreu, Carina Vasconcellos
Ano: 2015
Instituição: UFRGS
Área: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo: Artigo de periódico
Resumo: O presente artigo objetiva identificar e analisar o uso de recursos tecnológicos para o planejamento de viagens práticas do curso técnico em guia de turismo do IFRS Restinga. Foram selecionados três recursos considerados mais utilizados e acessíveis aos alunos: Google Maps, GPS e Waze. O curso prevê planejamento de trajetos, condições das vias e tempo de viagem, para posterior execução de atividades práticas que simulam o trabalho do guia de turismo. Cada recurso foi descrito em suas funcionalidades, limitações e possibilidades de uso no planejamento das viagens práticas, considerando possibilidade de acesso e atualização de informações. Considera-se que todos têm potencialidade para serem utilizados, inclusive de forma combinada, objetivando a inclusão digital e a instrumentalização dos alunos para o uso dos recursos.