A implementação de um curso de Ensino Médio Integrado na modalidade EJA: Contexto da prática do Campus Restinga (IFRS)

FICHA DESCRITIVA DO DOCUMENTO 

AUTOR: Guilherme Brandt de Oliveira

TIPO: Dissertação

DATA DE PUBLICAÇÃO: 2013

INSTITUIÇÃO OU PROJETO RESPONSÁVEL:  UFRGS

DESCRIÇÃO BREVE / RESUMO DO DOCUMENTO:

Esta dissertação tem por objeto de estudo o Contexto da Prática de um curso de Ensino Médio Integrado na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Câmpus Restinga do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) durante a sua implementação, definida como do lançamento do edital de ingresso de alunos (dezembro de 2011) até o fim de seu primeiro período letivo (1º semestre de 2012). A partir da Abordagem do Ciclo de Políticas Públicas, conforme definido por Ball e Bowe, junto a uma leitura da realidade baseada em alguns referenciais do Campo Trabalho-Educação, analisamos como este curso foi implementado dentro do contexto sócio-histórico e territorial onde se situa. Entendemos que este câmpus se caracteriza pelo momento histórico de sua constituição, onde se encontrava em um estágio avançado a Reforma da Educação Profissional ocorrida ao longo do governo Lula, as mudanças trazidas pelo Decreto 5.154/2004 já haviam sido incorporadas à Lei de Diretrizes e Bases pela lei 11.741/2008 e o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

CONTATO: lume@ufrgs.br

PALAVRAS CHAVE: Educação de jovens e adultos, Ensino médio, Ensino profissionalizante, Políticas públicas.

ARQUIVO DE ACESSO  GRATUITO;                                                     

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FONTE:http://hdl.handle.net/10183/94747                                              

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DATA DE AQUISIÇÃO PELO OBSERVATÓRIO: 30/09/2019

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